Coleta seletiva

AVISO: ATIVIDADES INTERROMPIDAS DESDE MAIO DE 2016.

Comunicamos que desde de maio de 2016 o Camping se encontra fechado e o CEPAGRO, OSCIP que realizou a cogestão ambiental do Camping com a FATMA até maio de 2016 não presta  mais serviço no espaço. Desde então foram interrompidas todas as atividades antes desenvolvidas no Camping, incluindo campismo, educação ambiental e gestão sustentável.

Abaixo seguem as atividades desenvolvidas ATÉ MAIO DE 2016:

Realizada até maio de 2016, durante a cogestão do CEPAGRO foi realizada a gestão profissional de 100% dos resíduos sólidos.

Modelo de placa orientadora da coleta seletiva praticada no Camping
Modelo de placa orientadora da coleta seletiva praticada no Camping

Como princípio norteador e fundamental do nosso trabalho em comunidades urbanas, propomos uma abordagem dos resíduos orgânicos domésticos como insumo para a fertilidade do solo, tendo nesta fração do “lixo” o interesse por um novo começo, e não apenas um aterramento inerte e muitas vezes danoso como pressupõe a abordagem convencional de saneamento.

Para tanto, um forte trabalho de sensibilização da comunidade campista, participantes de eventos e visitantes é feito no sentido de possibilitar a segregação na fonte das 3 principais categorias: Recicláveis Secos, Compostáveis Orgânicos e Rejeitos. Além da orientação, são disponibilizados 30 PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) com contentores adequados, coletados periodicamente. Enquanto os secos são encaminhados à cooperativas de reciclagem, a fração orgânica é 100% reciclada dentro do próprio Camping com a técnica da compostagem termofílica.

O adubo orgânico obtido é utilizado nas estações experimentais de Educação Ambiental: Horta Agroecológica e Viveiro, sendo também a Área de Compostagem uma das estações que permitem aos visitantes vivenciarem conhecimentos na prática.