Oficinas gratuitas – Ciclo “Saber na Prática” de outubro

programação-saber-na-prática-5

Após um breve recesso, os sábados de outubro voltam a ter as oficinas gratuitas do ciclo “Saber na Prática”, ministradas pela equipe técnica do Camping e convidados. Confira a programação:

03/10, 10h – Produção de mudas de plantas nativas
Dicas para identificar e reproduzir espécies de plantas nativas com importância frutífera, ornamental, medicinal e ecológica que ocorrem nos diferentes ecossistemas do Parque Estadual do Rio Vermelho. Entre estas espécies estão a Pitanga, Araçá, Aroeira, Guabiroba, Juçara, Erva-baleeira e Macela, Vamos também aprender técnicas envolvidas na manutenção de um viveiro, como a coleta e semeadura de sementes, transplante de mudas e preparo dos materiais e do ambiente que irão abrigar as mudas.
17/10, 9:45h Fauna e Flora do Parque Estadual do Rio Vermelho
24/10, 10 h – Práticas de Compostagem
31/10, 10 h Planta medicinais nativas com enfoque na ansiedade, com a Dra Juliana Manica 

É muito comum a ansiedade e a dor estarem corelacionadas. Tanto o quadro de dor pode gerar ansiedade (angústia, mal estar antecipatório, sensação de falta de controle e outros sintomas) quanto a ansiedade pode causar, manter e agravar quadros de dor. A proposta da Oficina (teórico/prática) é esclarecer: 1) o que é a ansiedade e qual a sua fisiologia 2) quais os mecanismos da dor 3) abordar estratégias “naturais” para manejo tanto da ansiedade quanto da dor. 4) identificar 2 plantas medicinais nativas encontradas no Camping: “Vedelia” (uso para dor pós traumática, inchaço, hematoma)e “Erva-baleeira” (uso para dor articular e pela “bioenergética das plantas” – segundo o escritor Bruno Gimenes – auxiliar para contactar emoçasões reprimidas). Vamos também degustar um arroz preparado com a aromática erva- baleeira e; simular a aplicação de uma terapêutica externa/compressa com a vedelia (ou arnica do mato)

Advertisements

4 thoughts on “Oficinas gratuitas – Ciclo “Saber na Prática” de outubro

  1. Olá ! Sou de Belo Horizonte – Mg e vou para Floripa no final de outubro e ficarei hospedada no Camping Rio Vermelho. Gostaria de reservar 2 vagas para a Oficina do dia 31/10 . Serei eu Renata Guerra e Walkiria Pizzi ( adultos) e Sofhie Pizzi uma pequena de 2 anos.

      1. Olá Luana! Entao na verdade nã
        o reservei hospedagem ainda no Camping e nem em lugar nenhum mas a passagem para dia 28 de outubro já está comprada com retorno em 04 de novembro. Acontece que minha amiga não poderá ir. Será que eu consigo lugar no camping? só um pessoa 1 barraquinha?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s