Do ensino básico ao superior, jovens vivenciam Educação Ambiental no Camping

Escolas básicas, universidades, grupos de jovens e intercambistas, num total de 450 pessoas, prestigiaram a visita técnico-pedagógica “Um dia de Camping”entre março e junho deste ano.

Da compostagem a horta, da trilha ecológica ao viveiro de mudas nativas, as estações de ensino e aprendizagem prática misturam-se e interligam-se no Camping, formando as quatro estações que compoem o roteiro pedagógico.

Ao lado das oficinas “Saber na Prática”, esta iniciativa integra o compromisso de Educação Ambiental desempenhado por nossa equipe técnica, estendido a toda comunidade de Florianópolis.

Algumas impressoes sobre “Um dia de Camping” nos foram enviadas voluntariamente, pelas quais agradecemos carinhosamente os autores e publicamos a seguir alguns trechos. Mais abaixo, o álbum de fotos das atividades.

“Os alunos e professores da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas, sentem-se agradecidos pelas intervenções pedagógicas prestadas pelos monitores  na visita dos alunos dos quintos anos ao Camping do Rio Vermelho. Torcemos para que este trabalho de consciência ambiental tenha prosseguimento no Camping do Rio Vermelho; Florianópolis carece de lugares assim que mantenha um grupo bem preparado como este que nos conduziu. Por isso, além do nosso imenso agradecimento, fica também o nosso parabéns para toda a equipe que busca um Planeta mais equilibrado e harmonioso reservado a todos os seres que nele habita.  Deixamos registrado aqui duas atividades que foram realizadas na volta da nossa saída de estudos ao Camping: as mudas trazidas para a escola foram plantadas pelos alunos na horta que a mesma possui; as crianças também criaram cartazes contendo o aprendizado que obtiveram; tanto utilizando a escrita como o desenho (depois fizemos um grande mural no corredor da escola para compartilhar com os demais alunos os conhecimentos adquiridos)”.

“Como professora do curso Wildlife Conservation (Preservação da vida silvestre) quero agradecer vocês profundamente pela visita e as facilidades e ajuda recebida no planejamento da visita ao Parque Estadual do Rio Vermelho. Quero contar a vocês que os alunos, tanto os da disciplina que eu ensino quanto os das outras disciplinas, conseguiram aproveitar e curtir muito a saída de campo e ficaram muito agradecidos por sua atenção. Meus alunos em particular, já que estão interessados na preservação do meio ambiente, conseguiram ter uma idéia clara do que está acontecendo em Florianópolis em termos de restauração ecológica, separação de lixo, compostagem, etc. A gente conversou na sala de aulas sobre a visita e eles ressaltaram a importância de iniciativas como o Parque como ferramenta de trabalho de campo e também de educação ambiental”.

carta agradecimento

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s