Curso de Hortas Escolares marcou o fim de semana no Camping

Foi uma grata surpresa lançar a divulgação do último Curso de Hortas Escolares e receber 105 inscrições, de pessoas de Florianópolis, outros municípios de Santa Catarina e até de outros Estados. Criteriosamente, selecionamos 30 participantes – mas esperamos ter novamente a oportunidade de atender os demais.

Mais do que fornecer ferramental didático para trazer a Horta à sala de aula, o Curso prima por despertar em todos o quão fundamental é conhecer e difundir a Agroecologia em todos os seus aspectos.

Para tanto, nada melhor que o ambiente natural do Parque Estadual do Rio Vermelho, onde a simples observação da natureza provoca contatos que iluminam as ideias – revela-se o ciclo da matéria, a fina sintonia entre fauna e flora, os microclimas e ambientes, e tudo isso tem muito a ver com a Horta!

Com carga horária de 20 horas, o Curso mescla a experiência do Cepagro na promoção da Agroecologia com a missão fundamental do Camping do Rio Vermelho, que é promover um uso sustentável da Unidade pautado pela Educação Ambiental. Produzido por um tarimbado time de agrônomos (que foram responsáveis, no último ano, pela implementação do Programa Educando com a Horta Escolar em 83 Unidades de Ensino da Grande Florianópolis), a ementa é detalhadamente elaborada e rica em experiências, a exemplo da feira livre e sensorial, do momento lúdico “plantando com as estrelas”, da ciclagem da matéria orgânica através da compostagem, da produção de mudas e sementeiras, do feitio de canteiros e cultivos agroecológicos e do “momento glorioso”, marcado pela colheita e ideias culinárias.

Você que ficou de fora, ou que se interessou agora pelo Curso, mantenha-se em contato – pode ser que haja uma nova chance!

O Curso de Hortas Escolares foi realizado gratuitamente graças à parceria entre o CEPAGRO, FATMA e o Projeto Virando a Mesa / ESAG.

 

Depoimentos dos participantes...e mais depoimentos...


 

 

Advertisements

One thought on “Curso de Hortas Escolares marcou o fim de semana no Camping

  1. Me inscrevi para o curso de hortas escolares para melhorar minha maneira de atuar junto as atividades na área de Educação Ambiental, mas com certeza o curso foi muito mas que o esperado onde o aprendizado servirá para minha vida e com certeza muitos amigos tive oportunidade de conhecer.`Parabens galera do CEPAGRO e aguardamos a segunda etapa.Boa semana.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s