Um dia de Camping oferta às escolas de Florianópolis atividades de Educação Ambiental em meio ao Parque Estadual do Rio Vermelho

Reafirmando seu propósito de estimular o uso público da Unidade de Conservação, a equipe do Camping do Rio Vermelho vai se dedicar durante o período de baixa temporada à recepção e acompanhamento de grupos escolares para visitas guiadas.

cartaz-escolas-web

 

Com a atuação de profissionais da Educação Ambiental e da Agroecologia, serão ofertadas atividades que propiciam um diálogo lúdico e interdisciplinar com o planejamento pedagógico das turmas, tecendo as relações entre Consumo Consciente, Alimentação Saudável, Ciclo da Matéria Orgânica e Ecologia.

As principais interações vão acontecer em um passeio guiado pelos caminhos do Camping e trilhas próximas, pertencentes ao Parque Estadual do Rio Vermelho. Nesta atividade, as crianças e adolescentes deparam-se com ecossistemas diversos, como os fragmentos de Mata Atlântica, a Lagoa da Conceição, o bosque de árvores exóticas, a vegetação de restinga e a praia do Moçambique.

Durante a caminhada, a conexão do homem com a natureza é ilustrada pela horta e viveiro, com plantas alimentícias, medicinais e ornamentais. Os plantios utilizam adubo produzido através da compostagem termofílica, realizada localmente a partir dos resíduos gerados pelos campistas durante a temporada. O ponto alto da visita é a Caça ao Tesouro, em meio aos 3 hectares do Camping e arredores, envolvendo os participantes em uma interação ecológica culminando no plantio de mudas e enriquecimento do Jardim Botânico.

As visitas poderão ser feitas de maneira integral, incluindo todas as trilhas e atividades, com duração de 6h e opção de almoço; ou parcial, com duração de 3h e opção de lanche. Todas as refeições servidas terão ingredientes da agricultura familiar de base agroecológica da região. As escolas que desejarem ampliar as atividades terão à disposição toda a estrutura de Camping, podendo planejar um ou mais pernoites em barracas, proporcionando uma experiência rica e inesquecível às turmas.

O Dia de Camping conta com a expertise da equipe do Cepagro, que foi responsável pelo Programa Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) em 83 escolas da rede municipal no último ano. Para fazer o agendamento, os professores devem elencar qual área de seu planejamento pedagógico pode dialogar melhor com os propósitos da visita, e fazer uma consulta pelo e-mail parquedoriovermelho@gmail.com, ou pelo fone (48) 9808-1375 TIM. O grupo mínimo é de 15 participantes, e o máximo de 30. Os dias sugeridos para as visitas são quartas e sextas.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s