Hospede-se sob um céu estrelado

tent

Para quem ainda não acampou no verão, fica a dica.

Em geral, acampado é muito mais fácil aproveitar os amigos, as paisagens e a vida ao ar livre. Poucas experiências de viagem se comparam à oportunidade de ver o sol nascer, se render a caminhadas e trilhas repletas de sombra, improvisar uma refeição descolada com a namorada ou curtir uma noite de verão olhando as estrelas. No caso do Camping do Rio Vermelho, acrescente à rotina a tarefa de mergulhar no “macio azul do mar” de uma praia exclusiva.

Mesmo em acampamentos bem estruturados como é o nosso caso, para evitar o estresse e melhorar o astral da estadia, é preciso planejamento. Por isso, pesquisamos algumas dicas que podem te ajudar a acampar com estilo e sem perrengue.

*Fonte: porongaba.com.br

Montando a barraca

Procure não estender os tirantes (cordinhas) mais que meio metro pra fora da barraca, isso evita que alguém tropece e até derrube-a. Prefira os tirantes de cor clara, branco ou amarelo limão, os tirantes escuros são pouco visíveis à noite, mesmo com luz. Para fixar bem a barraca, enfie os espeques (ganchos) no gramado em diagonal, formando um ângulo de 90 graus em relação ao tirante. Se tiver dificuldade, use um martelo de borracha. Escolha bem a direção da porta. Essa pode ser a diferença entre dormir com um ventilador natural ou numa sauna.

É fácil montar uma barraca do tipo iglu, mas para aqueles que não querem ter nenhum trabalho, existem as barracas auto-montáveis.  Porém, a pegadinha pode ser “desmontar” esse tipo de equipamento. É bom “treinar” em casa para decorar os movimentos. Veja no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=oqBOp6usmSU

Nunca se esqueça de manter o mosquiteiro da barraca sempre fechado. Se sair do camping não esqueça também de fechar a porta da capa.

Lonas plásticas

Caso sua barraca não tenha costura selada, uma forma de improvisar uma proteção contra chuva é utilizando lonas plásticas. Coloque a lona plástica por cima da barraca certificando-se que ela tenha tamanho suficiente para cobrir toda a barraca até o chão. Prenda a lona com espeques deixando um espaço entre a lona e a barraca para circulação de ar.

Evite colocar lonas plásticas por baixo da barraca, pois se chover elas podem reter água. Coloque as lonas apenas por dentro e/ou por cima e deixe a drenagem do gramado funcionar.

Se precisar amarrar algum toldo ou lona, use as arvores e não nos postes das luminárias do camping, eles não foram projetados para suportar esse tipo de pressão.

 Colchões, colchonetes e infladores

Prefira os “colchões de ar” ao invés de colchonetes de espuma. Os colchões de ar mais modernos isolam a umidade do solo, são muito mais confortáveis e mais fáceis de transportar quando desinflados.

De preferência também aos colchões com inflador embutido ou pelo menos os infladores do tipo fole. Os sistemas de compressor elétrico, ligados ao acendedor de cigarros do carro são mais caros, barulhentos, descarregam a bateria e levam muito tempo para inflar o colchão.

 Sacos de dormir

Os sacos de dormir são sempre a melhor opção em relação a lençóis e cobertores. São mais leves, mantém melhor o calor do corpo, são fáceis de limpar e não retém umidade nos períodos de frio.

O que trazer

Traga” benjamim ” e/ou 2 extensões para bocal de lâmpada, ventilador e para um ” protetor” para evitar pernilongos. Lembre-se, a voltagem em Santa Catarina é de 220V.

Não se esqueça de trazer protetor solar e repelente.

O que não trazer

Equipamentos elétricos de alta amperagem ou de alto consumo de energia (watts). Ex: Churrasqueira elétrica, forno elétrico, torradeira, sanduicheira, micro ondas, etc. Esses equipamentos se ligados na nossa rede, derrubam os disjuntores e não funcionam.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s