Deixe apenas rastros

Praia do Moçambique
Praia do Moçambique

O  Camping do Rio Vermelho está dentro de uma unidade de conservação da natureza. Isso quer dizer que esse espaço não está ali apenas a serviço dos nossos dias de ócio e dolce far niente em noites estreladas de verão. É bem verdade que um parque estadual serve também para estimular a conexão do homem com a natureza em seu estado mais puro. Ao menos é isso que ficou acertado na lei ambiental. Todo parque é um bem de uso comum de todos! E como tal, deve estar de portas bem abertas para as atividades recreativas, esportivas, turísticas,  histórico-culturais, pedagógicas e tudo mais que se tem direito. Isso quer dizer: se achegue! Traga a barraca, as crianças, a bola, o livro, o tio retratista, a cesta de piquenique e não esqueça o protetor solar!

Nada disso porém, não nos dá o direito de colocar em risco a missão primordial dos parques. Algumas unidades de conservação incluem florestas que protegem animais em extinção e plantas endêmicas, regulam sistemas hídricos, colaboram com a qualidade do clima, preservam cavernas, fontes de água que podem secar, ou o calado de um rio que poderia deixar de ser navegável. Há ainda que aquelas que  protegem mais do que a vista alcança ou pode ver , pois resguardam aquíferos que servem para o abastecimento de água de comunidades vizinhas, como é o caso do Parque do Rio Vermelho.

È por isso que a nossa conduta em relação à paisagem ao redor e especialmente a nossa responsabilidade sobre os resíduos que geramos é ainda maior em um espaço como esse.

Crédito: Fernando Angeoletto
Separação do lixo: recicláveis, orgânicos e rejeito. Novas placas estão sendo providenciadas para chamar atenção dos campistas

Cada um na sua bombona

Os restos de alimentos devem ser destinados à produção de composto orgânico. Já os resíduos de vidro, metal, plástico e papel precisam ser separados e destinados à reciclagem.  Os materiais tóxicos como pilhas e baterias necessitam ser guardados em local seguro, para serem entregues em pontos de coleta específicos.

Por isso, o Camping do Rio Vermelho conta com quarenta pontos de entrega voluntária (PEVS) com recipientes adequados para cada tipo de resíduo. O resto de óleo pode ser deixado em recipientes de pet nesses pontos também. Todo material reciclável é doado a uma família de catadores do bairro Rio Vermelho. Os resíduos orgânicos são compostados pela própria equipe do Camping e em breve poderão adubar a horta do Restaurante e possíveis hortas educativas ainda em planos.

Foto: Fernando Angeoletto
Há duas semanas, a equipe do Camping coletou 220 kg de lixo espalhado pela praia do Moçambique

Há duas semanas, além de fazer o trabalho rotineiro de coleta  dos materiais recicláveis e rejeitos na área do camping, essa equipe recolheu 220 kg de lixo espalhados pela Praia do Moçambique. Por isso, estamos promovendo a sinalização do Camping pra  dar uma forcinha a quem ainda não conseguiu visualizar os pontos de entrega voluntária (PEV). Quando for à praia, leve a sacola de lixo e traga de volta porque a receberemos com muito carinho! Deixe apenas rastros!

Crédito: Fernando Angeoletto
O Parque protege 150 de espécies vegetais nativas e uma centena de aves
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s